sábado, 1 de outubro de 2011

01/10/2011 - Cicloativista, eu? Sim.

"O pessimista vê problema em qualquer oportunidade.
O otimista vê oportunidade em qualquer problema."


Não sei de quem é a frase, mas me apropriei.








Comecei a pedalar por um motivo bem simples: fiquei sem carro. 
Hoje em dia, virou uma opção de vida. Acho que viciei...

É fácil virar cicloativista.
Desde que comecei a pedalar, mesmo com todas as pedras e ladeiras no meio do caminho, só vi vantagens:


1-  eu chego antes em qualquer lugar - e se é muito longe, uma ótima desculpa para pedalar
2 - eu ocupo menos lugar, não poluo
3 - minha auto-estima melhorou
4 - meu humor está ótimo, obrigada
5 - como, como, como e não engordo
6 - faço parte de um grupo pequeno, mas que cresce cada vez mais
7 - não tenho mais problemas com o trânsito, nem reclamo dele.
8 - vivo a cidade como ninguém!

Inclusive fico me perguntando toda vez que vejo aquele monte de carros parados no trânsito, o que as pessoas estão fazendo dentro deles...E quando preciso pegar o carro por algum motivo, tambem me faço a mesma pergunta.
E se vejo alguém passando de bike, sempre penso: queria estar no seu lugar.


Tem um site bem legal sobre a velocidade de um carro na hora do rush...


http://www.vadegalinha.org.br


Mas minha dúvida maior é a seguinte, e isso, motoristas me ajudem a explicar:


PORQUE O TRANSITO ESTA TODINHO PARADO, E O MOTORISTA INSISTE EM PARAR EM CIMA DA FAIXA, PRA ANDAR 50 CENTIMETROS A FRENTE E CONTINUAR PARADO, SENDO QUE IMPOSSIBILITA A PASSAGEM DE PEDESTRES  PELA FAIXA?


Bom, o fato é que conquistei uma liberdade que nunca havia imaginado. E passei até a gostar de São Paulo. Percebi que não era da cidade que eu não gostava. Não gostava de passar o dia dentro de um carro, sem trocar nada com a cidade, sem usufruir do que ela me oferece.


Conforme o movimento situacionista, o processo da deriva tem um fim único: tranformar o urbanismo, a arquitetura e a cidade. Construir um espaço onde todos serão agentes construtores e a cidade será um total. E agora que descobri isso, mesmo que tardiamente, não troco essa vida por nada.


Esse blog são fotos e registros de pequenas ( ou grandes) coisas que a gente só vê ( e pode parar pra fotografar ou observar) quando está fora do carro ( além de não ter ninguém buzinando atrás de vc!).
: ))).


ps:  fiquei tão impressionada com as vantagens e o poder tranformador que tem a bicicleta, que vou fazer uma pós-graduação em mobilidade urbana.

Av Paulista as 19:09 numa terça-feira. O farol abre, mas os carros continuam parados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário