sábado, 3 de dezembro de 2011

Seminário sobre cidades cicláveis - Bienal de Arquitetura







Ascobike


Foto tirada do site www.ascobike.org.br


Entre todos os projetos interessantes apresentados no Seminário sobre Vias Cicláveis na Bienal de Arquitetura, um me chamou atenção: o bicicletário de Mauá, o maior de São Paulo e da America Latina, que guarda quase 2.000 bicicletas por dia.

O ex-ferroviário Adilson Alcântara trabalhava como chefe de estação na Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) e todos os dias enfrentava o mesmo problema: grande parte dos trabalhadores usavam a bicicleta para se deslocarem de suas casas até a estação de trem. Como organizar essas bicicletas sem que atrapalhassem pedestres e passageiros? 

A CPTM concordou em ceder o espaço para guardá-las, mas não queria se responsabilizar pelas bicicletas, então com a ajuda dos próprios trabalhadores, Adilson construiu o bicicletário. No princípio algumas bikes ficavam cobertas por lonas, outras permaneciam descobertas. Com o tempo, a CPTM reconheceu sua importância e construiu de fato uma cobertura.

Pagando a mensalidade de R$15,00, hoje os trabalhadores tem a disposição banheiro, serviço de manutenção, empréstimo de bicicletas, além de água e café.


Além de prestar o serviço durante a semana, Adilson ainda promove passeios ciclísticos para conscientizar e educar a população sobre a importância do uso da bicicleta como meio de transporte.

Parabéns pela iniciativa e persistência, Adilson! É de movimentos como esse que nossa cidade precisa.



Foto tirada do site www.ascobike.org.br

Pra saber mais visite a página:





Nenhum comentário:

Postar um comentário