domingo, 4 de dezembro de 2011

Pedalando com o filho, e educando um pequeno cidadão.

O dia estava delicioso para pedalar e passear. O Gabriel não queria ir ao parque, combinamos então de ir ao Tomie Ohtake. Há algum tempo não tenho carro e o Gabriel já se acostumou a me ver saindo e chegando de bicicleta. Já entendeu que ela pode ser um ótimo meio de transporte. Então, por que não irmos de bike?


Espero que esse nosso deslocamento tenha servido de exemplo pra outras pessoas e também que a evolução da cidade seja compatível com o crescimento dos nossos filhos, porque sinceramente, andando pela cidade como eu ando, não ficaria tranquila se meu filho resolvesse fazer o mesmo.


Essa semana está pior, por ser dezembro. Percebi que os motoristas estão menos pacientes, principalmente os motoristas de ônibus. Nem vale a pena contar os sustos que tomei. Serviu pra eu ficar ainda mais cautelosa.
Rua tranquila na Vila Madalena. 
Rua fechada para carros no Alto de Pinheiros. 

Pequena parte da ciclovia da Pedroso que funciona.
Provavelmente a maioria dos paulistanos, ao verem essa cena deve ter pensado: que loucura! Obviamente eu não colocaria meu filho em risco. Fomos pelas calçadas ( eu pela rua, ele pela calçada ao meu lado), empurramos na subida e ensinei ele a ficar sempre do meu lado a direita quando íamos pelas ruas mais tranquilas.  Ele me retribuiu com uma frase, ao passar pela Praça do Por do Sol: "mãe, essa vista é irada, vamos parar um pouquinho pra ver? "
Apreciando a vista na Praça do Por do Sol.
Me senti orgulhosa do meu filho me pedir pra apreciar a vista! Ele está aprendendo a curtir a cidade, e usufruir do que ela oferece. Acho que tenho conseguindo ensinar alguma coisa a ele.

Feira da Vila Madalena
Também ensinei a ele que o pedestre tem preferência. E ele seguia tranquilamente na calçada atrás de um sem pedir licença e sem buzinar. Um senhor achou graça quando cruzou com ele numa calçada estreita e esburacada, daquelas que só é possivel passar um por vez, ele parou a bicicleta para dar-lhe passagem.


Usamos a pequena parte de ciclovia que há na Pedroso de Moraes/Faria Lima. Pedalamos pelas praças, entramos na feira da Vila Madalena, fizemos algo que eu fazia na minha infância: comer frutas na feira.





Almoçando
Algumas observações: Passamos por algumas praças: a praça do Por do Sol estava vazia as 11hs da manhã. A praça ao lado de casa também. Tinham apenas 3 crianças brincando lá. A outra tinha um homem com um cachorro solto. E na outra nao havia ninguém.


Notei que a rua fechada no Alto de Pinheiros é vazia. Além da rua ser fechada, as casas tem muros altos e as pessoas só saem de lá em seus carros importados. Tem portão dos dois lados, as crianças poderiam andar de bicicleta ali, mas... onde estão essas crianças? Dentro de casa jogando video game? 
Talvez elas estejam correndo mais riscos do que se estivessem nas praças e nas ruas. Vamos prestar atenção nisso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário