sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O melhor pedal do ano - com Gabriel

Mencionei a vontade de pedalar no Ibirapuera a noite, e no final do dia, lá estava Gabriel, de tênis, mochila e capa de chuva, preparado para a aventura. "Vamos, mãe, estou pronto." Nós moramos na Vila Beatriz, que fica a uns 10 kms do parque.

O Villa-Lobos, mais próximo, fecha as 19 hs  em pleno horário de verão, e as 18:30 já não é possível entrar.

Fazendo um adendo:  na minha opinião todos os parques deveriam ser iluminados e contarem com segurança suficiente pra que seus usuários pudessem frequentá-los a noite.
Nesses dias lindos que tem feito, e com essas noites frescas, seria ótimo termos mais opções de espaços públicos abertos e seguros pra usufruirmos, certo?

Saimos daqui as 18 hs, levamos uvas, água e bolachas e fomos no ritmo dele.

A questão: ir pela calçada ou pela rua? O correto seria ir pelas ruas, mas como? Então no começo fui pela rua, e ele pela calçada. Ele já sabe da preferencia do pedestre, mas entendo que a bicicleta pra ele funciona ainda como um brinquedo, apesar de estar cumprindo a função de meio de transporte.
Minha preocupação na calçada era sair algum carro de uma garagem sem vê-lo. Também expliquei esse perigo pra ele, e no fim, as vezes acabava indo bem devagar na frente dele, pra protegê-lo.

O interessante é que os pedestres, na maioria das vezes não se importam quando você está na calçada e gentilmente pede passagem ou espera pacientemente por uma brecha pra ultrapassá-lo. Já nas ruas, a bicicleta é vista como uma ameaça por certos motoristas. Muitos ultrapassam os ciclistas bem na frente do farol, que está vermelho. E aí param no farol e fecham o ciclista, só para que ele não consiga ficar na sua frente.

Percurso 1: Vila Beatriz, Pedroso de Morais, Rua dos Pinheiros, Rua Groenlândia. Dá uns 10 km, o equivalente a umas 2 ou 3 voltas no parque Villa-Lobos.

Percurso 2: volta. Av Brasil, Rua Brigadeiro Luis Antônio, Al. Lorena, Pe. Joao Manoel, Al Tiete, parada pra comer sanduiche, Rua Augusta, metrô Consolação. Total: 4km.

Quando eu andava de carro, costumava achar esses deslocamentos sempre longos. Mas 4 km é uma volta no parque. 10 km, 2 voltas e meia. Se a gente realmente for calcular, a distância não é tão grande.

Começando a pedalar pela Praça do por do sol.

Subindo a rua dos Pinheiros ( que também não é tanta subida)

Atravessando a Av. Rebouças.

Mae, isso não pode, a calçada é do pedestre!

Atravessando a Groenlândia, esquina com a Rua Colômbia. "mãe, olha esse trânsito, ainda bem que estamos de bike!"

Comendo o pacote inteiro de bolachas pra repor as energias.

Chegando no parque!

Mae, deixa eu tirar uma foto sua!


Parque do Ibirapuera.

Indo pra lanchoonete,  atravessando a av. 9 de julho.

Exausto, enquanto a comida não chegava.

Esperando a comida! Nossas bikes ali fora.

Santo suco de tangerina.

Matando a fome!

Mae, tira uma foto minha.

Tomando sorvete no Conjunto Nacional.

Descemos a escada do metro com a ajuda de um funcionário na estação Consolação, mas ao pedir uma ajuda ao condutor na estação Vila Madalena,  foi recusada, então subimos pela escada rolante. Gabriel foi guerreiro.


Esperando o metrô.

Orgulhoso por termos conseguido! Chegamos em casa exatamente 12:00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário