quarta-feira, 9 de maio de 2012

Educando motoristas e ciclistas na cidade planejada para carros.





Há uma semana a CET espalhou faixas pela cidade começando uma campanha para educar motoristas e finalmente inserir os ciclistas como parte do trânsito da cidade.
Um passo bem importante, já que a quantidade de ciclistas aumenta a cada dia, assim como a quantidade de acidentes fatais envolvendo bicicletas. Poderia até dizer uma conquista histórica, porque é a primeira vez que o ciclista COMEÇA a ser VISTO como parte da cidade. Digo "começa" porque até que ele seja totalmente visto ainda faltam muitas medidas.
A bicicleta é considerada um veículo no CTB ( Código de Trânsito Brasileiro), mas é a primeira vez que isso é exposto dessa forma.


A CAMPANHA


Para os motoristas, as faixas pedem para:


- darem prioridade aos ciclistas
- reduzirem a velocidade na ultrapassagem 
- respeitarem o ciclista, mantendo uma distância segura.


1,5m é a distância recomendada. Como vou calcular 1,5m? Simples: basta não tirar uma fina, basta não compartilhar a mesma faixa que o ciclista está ocupando (a da direita) e mudar de faixa para ultrapassa-lo.





Como aqui no Brasil tudo funciona na base da multa, ok, não tem outro jeito, então vamos lá. A partir do dia 14/05 motoristas serão multados ao cometerem essas infrações.


Para os ciclistas:


- respeitarem a sinalização do trânsito
- andarem no bordo da pista.
- andarem no mesmo sentido que os carros
- respeitarem o semáforo.






QUAL SEMÁFORO? O SEMÁFORO FEITO PARA CARROS ?


Há uma questão bem importante que não está sendo levantada:
São Paulo foi toda planejada para carros. OS SEMÁFOROS FORAM FEITOS PRA CARROS, inclusive pedestres não conseguem atravessar em certos pontos da cidade, mesmo com semáforos exclusivos. Quem anda direto a pé pode comprovar: apertar o botão é a mesma coisa que não apertar nada.



Portanto, respeitar essa sinalização para um ciclista é questionável.


Vou explicar melhor:


Quando o ciclista aguarda o semáforo abrir entre a faixa de pedestres e o semáforo ( e não entre a faixa e os carros) é por alguns motivos
1 - para ser visto pelos motoristas.
2 - para conseguir arrancar um pouco antes dos carros, já que ele demora um pouco mais para "dar a largada", principalmente nas subidas.
3 - pra liberar a saída dos carros quando abre o semáforo.


São os mesmos motivos que levam muitos ciclistas a cruzarem o sinal vermelho.


São regras invisíveis, que ninguém nos ensina quando começamos a pedalar, mas se tornam frequentes pela própria segurança de quem pedala.


Não justifico a suposta imprudência, mas que tal termos semáforos exclusivos abrindo 6 ou 8 segundos antes dos carros? Aí possibilitaria que o ciclista saísse realmente em segurança.


Fiz um texto bem detalhado sobre o comportamento do ciclista na cidade planejada para carros, as medidas que outras cidades adotam, e principalmente o eterno questionamento sobre cruzar o farol vermelho.


CARRO X BIKE

Quem está acostumado a andar de carro, não tem ideia de como nossa cidade é pequena, plana (sim, ela pode ser plana dependendo dos caminhos escolhidos), dos cheiros e dos barulhos agradáveis que ela pode ter. A cidade só parece grande pela quantidade de tempo que as pessoas passam dentro dos carros. Concluí que eu levo sempre o mesmo tempo pra chegar nos lugares de carro e de bike. Com algumas diferenças:


Num eu fico parada, no outro eu estou em movimento. 
Num eu gasto gasolina, no outro eu libero endorfina. 
Num eu engordo, no outro emagreço. 
Num eu fico estressada, no outro eu fico feliz!





Ainda falta muito pra São Paulo ser perfeita para as bicicletas, mas essa iniciativa ja é um grande avanço.


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