quarta-feira, 30 de maio de 2012

Chegaram as laranjinhas em Sampa.



Foi inaugurado em São Paulo o sistema de bikes compartilhadas do Itau. O sistema existe no Rio há menos de um ano e é um sucesso.
Claro que não podemos comparar as duas cidades: uma é plana, outra não. Uma é pequena, outra não. uma tem 160 km de ciclovia, outra ainda batalha uma ciclovia na Faria Lima ( faço questão de repetir isso sempre, porque é inadmissível que não exista uma ciclovia ligando o Ceasa até o Ibirapuera), e principalmente: uma aceita a bicicleta como parte da cidade e outra AINDA não.


A princípio as bikes estão disponíveis na região da Vila Clementino/Vila Mariana, e depois serão colocadas próximas ao parque do Ibirapuera e Av. Paulista.
Até o final do ano teremos 1.000 bicicletas em São Paulo.

O que muda em São Paulo? 

Este número parece pouco para uma cidade do tamanho de São Paulo, mas achei a escolha do bairro interessante. O bairro da Vila Mariana é um bairro antigo e simpático da cidade, e com muito movimento de carros e pedestres. As "laranjinhas" ( como foram apelidadas no Rio) estão despertando curiosidade e boa aceitação entre os moradores.



A maioria dos deslocamentos que causam 200 km de trânsito é feita por carros que percorrem média de 6 km. Se for possível ter a opção de fazer este percurso de bicicleta quem realmente precisar se deslocar por uma distância grande, poderá fazer sem trânsito. Talvez no começo haja alguma resistência, porque muita gente ainda acredita que não é possível andar de bicicleta em São Paulo, mas com o tempo, acredito no sucesso do projeto.

Não sei se minha observação faz sentido, mas penso que um banco que tem o nome como o Itau, só agrega valores a cultura da bicicleta.
Explicando melhor: ao observar uma bicicleta, algo tão frágil, porém "protegida"por uma instituição financeira de grande porte, talvez isso consiga mudar a mentalidade de alguns cidadãos paulistanos e pode ser que eles consigam aceitá-las como parte do trânsito da cidade.

http://www.youtube.com/watch?v=6kRaJJa5IzQ&feature=youtu.be

Apesar do projeto ser uma parceria entre o Itau e prefeitura de São Paulo, a grande questão é que as bicicletas não vem acompanhadas de uma estrutura segura.

Bicicletas foram pintadas no asfalto nas ruas do bairro sinalizando as ciclorrotas, mas não há uma faixa separando as bikes dos carros. Então há uma grande curiosidade entre os moradores, mas não há segurança suficiente para quem pedala.

Particularmente eu concordo com a sinalização e o compartilhamento da pista na Vila Mariana.
Mas pra quem ainda não se acostumou fica complicado se arriscar no meio dos carros.

E ai fica a pergunta pros nossos governantes: Quando será que a gente vai poder contar com uma estrutura que realmente funcione na cidade inteira?



Sim, a cidade acaba de ser presenteada com 1000 bicicletas e espero que saiba retribuir. Mas acredito que saberá. Desde que troquei o carro pela bicicleta, só fui recompensada.



Pra quem quiser saber como funciona o sistema operacional, este link explica tudo.



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