segunda-feira, 26 de março de 2012

World Bicycle Relief e World by Cycle



WORLD BICYCLE RELIEF


Logo depois de descobrir os encantos da bicicleta, descobri uma organização americana que já arrecadou mais de 100.000 bicicletas para as regiões mais pobres da África: a World Bicycle Relief. Me apaixonei pelo projeto e me inscrevi como voluntária.


O PODER DAS BICICLETAS


Na África, a bicicleta é muito mais que um meio de locomoção: este objeto tão simples e sustentável é essencial para a transformação de muitas vidas. 
Este filme mostra exatamente o que pode representar uma bicicleta nessas comunidades.



Mais do que encurtar distâncias, ela promove independência.

A bicicleta é doada aos adolescentes para poderem chegar as escolas, mas fora dos horários de aula, é utilizada pelas famílias para comprar comida, transportar água e todas as demais necessidades.

Cada bicicleta doada é a vida de uma familia transformada. Cada bicicleta doada é uma criança frequentando a escola. Cada bicicleta doada é um sonho realizado, uma possibilidade de futuro.

A primeira menina a receber uma bicicleta do projeto, Mary Lewanika, quer estudar medicina, e isso não teria sido possível se ela não tivesse condições de frequentar a escola.


Foto fornecida pelo "World Bicycle Relief"


Imagem fornecida pelo "World Bicycle Relief".
Pra falar de seu poder transformador e da diferença da bicicleta em cidades da África ou em outras cidades do mundo, Frederick k. Day, fundador da World Bicycle Relief compara: "em Nova York, por exemplo ela pode melhorar a vida de todos, mas lá ela salva vidas."

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ubDVpMHhFgk#!

Um artigo recente da BBC, publicado no dia 14/03, cita a utilidade e importância do trabalho da World Bicycle Relief:


" Com uma bicicleta, você pode ir buscar água fresca, você pode obter assistência médica, você pode ir para o emprego ou conseguir um emprego melhor. Não significa que ela te fornece água fresca, mas te dá acesso a ela e tudo se torna acessível." http://www.bbc.co.uk/news/world-africa-17115923


World by Cycle é um projeto de circunavegação em que os exploradores Nic e Kristina vão dar a volta ao mundo pedalando e, entre outros objetivos, vão divulgar e arrecadar fundos para o World Bicycle Relief.





Eles estarão aqui no Brasil de 03/04 a 21/04, passando por Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, parando nas comunidades locais, ao longo do caminho, descobrindo a sustentabilidade e diversidade ambiental.O material coletado durante a viagem será transformado em 7 filmes de 20 minutos.


Para ajudá-los, vamos vender estes adesivos a R$5,00 em algumas lojas e restaurantes aqui em São Paulo.


Também dá pra contribuir fazendo uma doação de qualquer valor via internet. É só mandar um email pra gente, que nós enviamos o link.

rachelwbr@globo.com 
denizewbr@globo.com 

O World x Cycle e o World Bicycle Relief também estão no facebook:







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário