terça-feira, 20 de março de 2012

Um dia na vida de um ciclista!

13/03/2012, terça-feira


-  23km percorridos
- "Apenas" 5 finas educativas ( sendo 2 de motoristas de táxi)
-  4 conversas com os motoristas, 1,5m bla bla bla bla bla (com o último eu desisti de conversar) 
-  Um motorista de ônibus MUITO GENTIL, na avenida Pedroso de Moraes
-  Um motorista de ônibus me mostrando que meu lugar não era ali, na rua Mourato Coelho
-  13 carros, uma moto e um ônibus atravessando os semáforos COMPLETAMENTE VERMELHOS, sendo 4 desses veículos no cruzamento da Rebouças com a Joaquim Antunes 
- 4 quarteirões percorridos na calçada. 
-  NENHUM pedestre em perigo, aliás um trânsito caótico e nenhum pedestre na calçada.
- uma buzinadinha de um ciclista simpático

- uma conversa com uma ciclista no farol
- duas novas  fotos no instagram, enquanto esperava uma reunião, fazendo hora no parque...








MOTORISTA DE ÔNIBUS GENTIL

Vendo minha dificuldade em cruzar uma grande avenida, e percebendo que prejudicou a minha visão quando parou no ponto, o motorista de ônibus ainda esperou um tempo depois de pegar os passageiros até que os carros parassem de passar e me deu um sinal para que eu pudesse atravessar em segurança. Nao sei se ando muito sensível, mas juro que fiquei emocionada...

COISAS QUE SO ACONTECEM SÓ PORQUE VOCE ESTÁ DE BICICLETA. SE FOSSE UM CARRO, SERIA DIFERENTE.
A mulher e a amiga  num corsa, paradas em fila dupla numa rua tranquila em Pinheiros, sem pisca- alerta, pediam informações a um guarda. Eu vinha atrás e fiz a ultrapassagem pela esquerda. Logo depois estiquei a mão avisando que voltaria para o meu lugar, a direita, na sua frente. Durante minha ultrapassagem ela acelerou ainda olhando pro lado, falando com a pessoa que dava informações, e eu, tentando entrar na sua frente, fazendo sinal para ocupar o meu lugar, olhando pra ver se ela me via, pois obviamente a rua era dela, uma mulher que possuia um carro. 



OBVIAMENTE parou no próximo farol ( 99% das vezes isso acontece, fato). Eu avisei que ela estava distraída, que ela deveria prestar mais atenção quando saísse, porque na sua frente poderia ter um cachorro, uma bicicleta, até um ser humano... Ela disse: "você é que deveria ter esperado eu terminar de conversar atrás de mim". Sim, ela é a dona da rua, parada em fila dupla, sem pisca-alerta ligado, e eu, que tenho uma bicicleta, deveria ficar esperando atrás do carro dela até que ela resolvesse o que fazer... 


Nem respondi. Não vale a pena.

Geralmente os motoristas acatam bem quando batemos na janela e avisamos, com um sorriso e educação: "olha, o senhor sabia que por lei, um carro deve ultrapassar um ciclista a 1,5m de distância?". Eles pedem desculpas e depois buzinam em sinal de solidariedade.

MOTORISTAS DE TAXI

O motorista de táxi não teve paciencia de esperar atrás de mim para entrar na rua, então me fechou e virou na minha frente. OBVIAMENTE parou no trânsito, a menos de um quarteirão da cena.
Eu: O senhor acelerou tanto pra ficar parado? Pra que correr tanto?
Ele: Eu preciso correr!
Eu: Pra que?
Ele: Pra pegar passageiro.
Eu: Então, mas o senhor correu, correu, e continua aqui... parado no farol? A
s vezes esperar 10 segundos não vai fazer diferença pro senhor, mas pra mim pode fazer. E se o senhor me derrubar, não vai ser bom nem pra mim nem pro senhor. E outra: lembre-se que eu posso ser sua próxima cliente, porque quando chove, todos os que estão a sua volta saem de carro, e eu, com certeza vou precisar do senhor!
Fica a dica!


O fato é que é sempre algo tão sem propósito, são atos tão impensados, tão inconsequentes... Uma pessoa parar de acelerar pra você conseguir se posicionar no seu lugar, um motorista esperar 10 SEGUNDOS pra entrar na avenida, isso não vai fazer diferença pra eles ( eles vão parar no próximo farol, fato)  mas se eles encostarem no seu guidão, podem fazer um estrago em você. 


Este  vídeo feito pela Cicloliga, bem didático, explica porque ultrapassar o ciclista a 1,5m de distância.






Por isso a frase: "Sua pressa vale uma vida"?


Será que um dia alguém vai entender o verdadeiro sentido dessa frase, sem precisar tirar a vida de alguém?









Nenhum comentário:

Postar um comentário