quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Pinheirinho e seres humanos...Pensando sobre os valores de hoje...














CIDADANIA


"Cidadania  é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.
O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a um cargo público (indireto).No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade."
fonte: Wikipédia



Depois de publicar o post sobre meu tombo na chuva esses dias, e questionar os valores da nossa cidadania, hoje vi esse teaser de um documentário sobre o trânsito x cidadania.




Exatamente isso que perdemos com o nosso individualismo, a nossa pressa: o conceito de cidadania. O que é ser cidadão, afinal?


Outro dia, entrando no elevador, vi uma senhora de bengala abrindo o portão do prédio da minha mãe. Meu pensamento imediato e individualista foi "vou subir logo e mandar o elevador pra baixo, ela vai demorar tanto...". E logo depois pensei: "pera aí, no maximo ela vai levar um minuto pra chegar até aqui". E qual a minha pressa? Afinal hoje é sábado e eu estou visitando a minha mãe, sem nenhum horário. Esperei, ela me agradeceu, pediu desculpas por ter demorado (olha só a inversão de valores), e me desejou bom dia, boa vida, bom tudo e tudo de bom!


Um ato que deveria ser o normal, passou a ser um ato completamente inesperado, digno de desculpas, como se alguém que tivesse uma dificuldade estivesse atrapalhando o outro, que tem a tal da pressa ( e pra chegar exatamente aonde?)


Mas imagino que seja esse o pensamento involuntário que sempre passa na cabeça dos motoristas, quando o ciclista se posiciona na frente dos carros ( 1 - para ser visto, 2 - pra tomar a maior distância possível, quando o farol abre), ou quando o pedestre ameaça ( olha só a inversão de novo: pedestre x ameaça?) atravessar e o carro olha o farol que vai ficar verde em 3 segundos e dá aquela aceleradinha, mostrando que quem manda é ele.






PINHEIRINHO E OS DIREITOS HUMANOS


Pensando sobre a lametável invasão do Pinheirinho ( que ocorreu neste domingo, 22.01, em São José dos Campos) e depois de ver esse vídeo:


me pergunto também: 


1- O que é um ser humano
2 - Qual o valor de um ser humano na nossa sociedade? 


Digo um ser humano sem as "qualidades" necessárias que um ser humano precisa pra ter um carro, pra atropelar alguém e não ser punido, pra não abrir o vidro, pra não esperar o elevador...


Depois de ver esse vídeo, repito, indignada: 


Qual o valor do ser humano?


"Um humanoser humanopessoagente ou homem é um animal membro da espécie de primata bípede Homo sapiens ("homem sábio", em latim), pertencente ao género Homofamília HominidaeOs membros dessa espécie têm um cérebro altamente desenvolvido, com inúmeras capacidades como o raciocínio abstrato, a linguagem, a introspecção e a resolução de problemas. Esta capacidade mental, associada a um corpo ereto possibilitaram o uso dos braços para manipular objetos, fator que permitiu aos humanos a criação e a utilização deferramentas para alterar o ambiente a sua volta mais do que qualquer outra espécie de ser vivo." ( fonte: wikipédia)


Essa é a definição, mas onde está esse valor é o que me pergunto. O que exatamente difere o ser humano de um número, de um animal, de um pedaço de gente, de uma interferência na paisagem, de uma interferência num terreno...


Foi baseado nessa definição de ser humano que Jorge Furtado fez um curta-metragem inesquecível e premiadíssimo, em 1989 que pra mim ainda é muito atual, e não sei porque me lembrei dele hoje...


Afinal Naji Nahas e os moradores do Pinheirinho são seres humanos, portanto têm um telencéfalo altamente desenvolvido e um polegar opositor, mas algo muito importante difere Naji Nahas desses outros seres humanos...


LAMENTÁVEL...

Nenhum comentário:

Postar um comentário