terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O carteiro e a bicicleta

Aqui em São Paulo não é comum vermos carteiros nas bicicletas. Lembrei dos filmes europeus, e lembrei das cenas do filme "Jour de Fete", de Jacques Tati. 


Imagem tirada do site www.cinefrance.com.br






















Obviamente nossa cidade não pode ser comparada as cidadezinhas européias, nem a um filme do Jacques Tati, mas em muitos casos faria sentido usar a bicicleta para o deslocamento.


Vi o carteiro da minha rua e pensei: porque ele não faz as entregas de bicicleta?


Voltando de um trabalho, eu pedalava pelas ciclorrotas invisíveis do Alto de Pinheiros, quando encontrei o carteiro Renato. 


Ele me deu uma boa razão para não fazer as entregas de bike: "não dá, a gente mais pára do que anda. Aqui ainda a distância entre uma casa e outra é grande, mas lá pra cima, as casas são geminadas ( sim, ele estava se referindo ao meu bairro...), aí ja viu, né?".


Mas confessou que aos sábados vai de carro de Carapicuíba até a ponte Transamérica, e leva a bicicleta no porta-malas. Estaciona o carro e vai até o Alto de Pinheiros de bike.


Por que sábado? "Porque sábado eu só entrego SEDEX. Aí não preciso parar tanto!"


Contou que no feriado tentou pegar a ciclovia da Marginal mas estava fechada devido a um evento grande de bicicletas (ele se referia ao World Bike Tour). Então aproveitou e foi pela Marginal. Adorou.
Combinei que num sábado que eu estiver por aqui, vou lá conferir suas pedaladas!
O carteiro Renato, que aos sábados entrega SEDEX de bike.









Nenhum comentário:

Postar um comentário