terça-feira, 22 de novembro de 2011

Largo da Batata

Largo da Batata

Quando finalmente a estação Faria Lima do metrô foi inaugurada, me ocorreu o seguinte: por que essa estação não foi chamada de "Estação Largo da Batata"? ou "Estação Largo de Pinheiros"? 



Largo da Batata 1957 - fonte: www.artepurabrasil.com.br

A região de Pinheiros é considerada pela grande maioria dos historiadores como o primeiro bairro de São Paulo, tanto por suas origens indígenas quanto portuguesas. Após a chegada dos jesuitas ao planalto que originaria a cidade de São Paulo, um grupo indígena se instalou, por volta de 1560 às margens do rio Grande - que posteriormente conhecido como rio Pinheiros- supostamente no local hoje ocupado pelo largo de Pinheiros.

Parte de sua taba ficava no atual Largo da Batata, um local protegido das habituais inundações das margens do rio. Essa região tornou-se uma vila conhecida como Farrapos, e para a catequese dos índios foi erguida uma igreja com o nome de Nossa Senhora da Conceição. Aquela que tem o boteco famoso ao lado. Quantos de nós, paulistanos já tomamos uma caipirinha lá no c... do padre?


Largo da Batata abril 2011

Cores. ( detalhe da Igreja Nossa Senhora da Conceição ao fundo).
Confusão.


Um adendo: Fotografei ele em 1994, vou achar a foto (em preto e branco, ampliada em papel fibra, como já não se faz mais hoje em dia) para publicá-la. E vou voltar lá pra refotografá-lo no mesmo ângulo.


Gato da costureira.
Cachorro da costureira.
Cabelereiro e Loja

Boutique

Manicure

Casa de Armas



Portas.


Açougue
Drogaria  ( sempre achei que fosse um nome japonês, mas repare no nome dela).

Casa torta

Adicionar legenda

DentistaS, bar, loja de discos, orelhão.
Muro.

Poste

Arvore

Arvore

Arte + vida real.

Bexiga
O largo de Pinheiros faz parte da memória coletiva da cidade. Porque apagar nossa memória, batizando a Estação como Faria Lima? Apenas pra fazer o eixo empresarial Paulista-Faria Lima? 

Espero que façam uma exposição permanente contando um pouco de sua história. A cidade agradece. 


fontes: Wikipedia / www.encontrapinheiros.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário