sábado, 10 de setembro de 2011

À deriva no Ceasa

Ceasa

A CEAGESP – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo – surgiu em maio de 1969, da fusão de duas empresas mantidas pelo Governo de São Paulo: o Centro Estadual de Abastecimento – CEASA – e a Companhia de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo – CAGESP. A empresa que centralizava o abastecimento de boa parte do País rapidamente consolidou sua atuação nas áreas de comercialização de hortícolas e armazenagem de grãos.


Em 1977 a comercialização atingiu o recorde de 6,2 mil toneladas de produtos vendidos num só dia e superou o maior mercado do mundo, o Paris-Rungis, na França. Ainda hoje, o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) é considerado um dos maiores centros de comercialização atacadista do mundo, com a movimentação de 250 mil toneladas de frutas, legumes, verduras, pescados e flores a cada mês. 




No final dos anos 70, a empresa iniciou o processo de descentralização, inaugurando em São José do Rio Preto a primeira unidade de comercialização fora da Capital. Atualmente, a Companhia mantém doze unidades no interior, próximas a pólos de produção e consumo.




Na mesma época, a empresa também investiu no atendimento ao consumidor. Em 1979, criou o primeiro varejão com produtos frescos a preços controlados. Em 1983 vieram os sacolões para vender legumes e verduras por quilo a preço único. Em 1984, surgiram os comboios, que funcionavam como mini-varejões. E em dezembro de 1994 a CEAGESP colocou em funcionamento o Varejão Noturno no Entreposto da Capital.




Um ótimo programa para quarta-feira a noite:  Feira + comidinhas + cerveja ( ou caldo de cana). Em comidinhas, leia-se: pastéis, tempurás, sushis, yakissoba, milho, churrasquinho, churros, sopa de cebola, etc. 











Se perder na quarta-feira, no domingo de manhã tem também.

Pra saber mais sobre sua história, horários e atividades, acesse:
Ceasa : Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 - Vila Leopoldina


ps: Era uma quarta-feira e  eu estava lá fazendo compras e fotografando no final do dia, quando fui presenteada por essa tempestade. Presenteada de verdade, por que apesar de ter que esperar muito tempo pra voltar pra casa, consegui fazer essas imagens, que me deixaram bem feliz!

Um comentário: